/C.A.R.D.S.

CARDS Action Role-Playing Diceless System

C.A.R.D.S.

CARDS Action Role-Playing Diceless System

  • O que é CARDS?

CARDS é um sistema de roleplaying game com ênfase no uso de cartas ao invés do tradicional uso de dados.

  • Sistema de RPG? Nunca ouvi falar disso!

RPG ( de mesa ) é um jogo de interpretação. Nesse jogo, os jogadores interpretam personagens de uma história, criada por um mestre, que gerencia, narra e conta como a história é alterada ao decorrer das ações dos jogadores. Diferentemente de muitos tipos de jogos diferentes, o rpg de mesa somente é limitado pela sua imaginação. As ações do seu personagem não são limitadas por comandos no teclado ou no controle, basta falar o que você deseja que ele faça e o mestre determinara o ocorrido.

De maneira geral, o objetivo de uma "partida" de rpg ( conhecida como sessão ) é vivenciar uma boa história e se divertir em grupo, seja matando goblins, investigando crimes, se juntando a algum lorde das trevas ou só roubando e atacando o personagem dos outros jogadores. Desde que todos se divirtam, tudo vale!

Como o conceito do rpg é muito poderoso e ao mesmo tempo abstrato, são criados "sistemas". Esses sistemas definem as regras do universo e do jogo, e a maneira geral das mecanicas do jogo, isso é, "como ele deve ser jogado". Esse termo é usado livremente, uma vez que ele deve ser jogado como os jogadores acharem melhor e da maneira mais divertida para todos. Assim, essas "regras" não passam de diretrizes para quem for jogar.

Na maioria dos sistemas, o jogo ocorre em turnos. A cada turno, os jogadores declaram o que querem que o seu personagem faça, um por vez. Dependendo da ação, o jogador pode precisar realizar um teste ( mais sobre isso adiante ). Depois de realizado o turno de cada jogador, o mestre vai interpretar o resultado de suas ações e vai descrever o que ocorreu na história devido a essas ações. Feito isso, uma rodada acaba e outra se inicia, e o ciclo continua.

  • Parece bem legal! O que mais eu deveria saber?

Deixaremos as regras desse sistema mais para frente. Por enquanto, é importante o conhecimento de algumas terminologias:

Mestre: O narrador do jogo. Ele não somente descreve o cenário, escreve a aventura dos jogadores e interpreta qualquer outro personagem NPC: o mestre gerencia os acontecimentos durante a aventura, resolve conflitos entre jogadores, explica as regras quando necessário, controla os personagens dos jogadores quando necessário, cria as suas próprias regras ( ou remove as regras já existentes ) e decide o que aconteceu de verdade. Em geral, a palavra do mestre sempre é final em qualquer situação.

Jogador: As outras pessoas além do mestre. Essas são personagens na historia, cada um controlando o seu próprio. A responsabilidade do jogador é saber as regras, cuidar do seu personagem e de sua ficha, além de conhecer e ser capaz de interpretar o personagem que ele criou.

NPC: Personagens não jogáveis ( Non-Playable Characters ). São personagens da história que não possuem jogadores. Esses podem ser reis, mercantes, animais domesticos, espíritos. De maneira geral, qualquer criatura viva ( ou no minimo, consciente ) que não pertencer a um jogador é um NPC. A interpretação e ação dos NPCs é de cargo do Mestre.

Testes: Por mais que o seu personagem seja todo forte, poderoso com capacidades muito acima das normais, nem sempre ele vai conseguir o que quer. Para isso existem testes, que representam uma tentativa do seu personagem de realizar uma determinada ação. De maneira geral, ao enunciar uma ação o mestre vai pedir que você faça um teste com uma certa dificuldade. Caso você consiga um valor de sucesso maior que a dificuldade, seu personagem realiza a ação normalmente, e quanto melhor o seu valor de sucesso mais perfeitamente e majestosamente o seu personagem realizou a ação. De maneira contraria, se ele não passar da dificuldade ele falha, mais miseravelmente quanto menor o seu valor. Mais sobre os testes usados nesse sistema em outro texto.