Atividade prática da disciplina Inteligência Artificial do curso de Ciência da computação 2020.1 da Universidade Federal do Maranhão.
Desenvolvimento de dois robôs inteligentes, sendo eles R1 e R2, que possuem o objetivo em comum de coletar e transportar lixo em um mundo composto por uma tabela 20x20 unidades, duas lixeiras(X e Y), um incinerador e uma recicladora.
Medir o tempo de execução de cada uma das arquiteturas (reativo simples, baseada em modelos, objetivos e utilidade) para avaliar qual teve o melhor desempenho.
-
O agente R1, vai ser responsável pela coleta de lixo e o depósito do mesmo em uma das lixeiras, fazendo essa mesma atividade até que o mundo esteja completamente limpo.
-
Já o agente R2, terá papel de verificar as lixeiras X e Y, e caso haja lixo, será responsável por transportá-lo até o incinerador ou para a recicladora, se o lixo for orgânico ou reciclável, respectivamente.
-
Quarenta (40) pedaços de lixo são colocados aleatoriamente no ambiente.
-
Os robôs têm preferência por coletar lixo reciclável, pois demoram mais para se deteriorar no ambiente.
-
Cada robô pode carregar apenas um lixo por vez.
-
Os robôs podem executar as seguintes ações: Andar para esquerda, andar para direita, andar para cima, andar para baixo, pegar o lixo, soltar o lixo, NoOp.
-
Os robôs têm as seguintes percepções: local onde estão, conteúdo do local, conteúdo dos 4 locais vizinhos ao local onde está, local das lixeiras, local do incinerador e da recicladora.
-
O ambiente deve ter as dimensões 20x20, o robô R1 inicia na posição 1x1, o robô R2 inicia na posição 1x20. As lixeiras estão em 12x1 e 12x20, o incinerador está em 20x1 e a recicladora em 20x20.
-
Os agentes devem ser implementados utilizando as arquiteturas: reativo simples, baseada em modelos, objetivos e utilidade.
- Eduardo José Torres Rocha
- Cícero Joe Rafael Lima de Oliveira