Esta é uma instância da ferramenta POE dedicada ao trabalho de pesquisa, direcionada para realizar fuzzy search dentro de anotações registradas por pesquisadores, e complementada por alguns outros plugins úteis para quem desempenha este tipo de trabalho.
Trata-se de um recurso já integrado ao meu POE pessoal, que os colegas pesquisadores Rodrigo Medeiros e Rafael de Castro Andrade (Ancara) solicitaram que fosse compartilhado com os demais pesquisadores.
O core do POE foi modificado para que o meu plugin de anotações se tornasse seu centro, e a ferramenta de bookmarks viesse a se tornar um plugin. Todo o resto funciona como o padrão, podendo ser complementado com novos plugins, e obedecendo os mesmos princípios do POE original.
Há duas formas de usar o Poe Pesquisa: você pode utilizá-lo diretamente do https://poepesquisa.vercel.app, ou se possuir um webserver próprio, pode clonar ou baixar os arquivos do github e colocá-lo diretamente no seu site ou servidor. A ferramenta não usa nenhum recurso especial; ela é feita com html, css e javascript puros.
Para usar a versão que já está online com seus próprios dados, você precisará indicá-los na própria URL da ferramenta, seja a disponível em https://poepesquisa.vercel.app ou naquela que você mesmo hospedar no seu webserver (exceto se alterar o código fonte para já usar seus dados inicialmente).
O POE Pesquisa recebe estes dados no formato JSON, e o mecanismo mais simples para suprí-los é utilizando uma planilha do Google Sheets, e usando o Open Sheets para convertê-los em JSON. Isso é mais simples do que parece!
- Na sua planilha, defina o compartilhamento como "Todos com o link podem ver";
- Observe a URL completa da sua planilha (ex. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/edit#gid=444640757 ) e identifique o ID, que é a sequência de números e letras depois do /d/ e antes do /edit, que neste caso será
1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8
. Verifique também o nome da aba onde estão os dados na planilha, que nesta indicada é "Notas". - Seus dados serão exportados para JSON através do link
https://opensheet.elk.sh/ ID DA PLANILHA / NOME DA ABA
, que neste caso será https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/Notas (se clicar na URL, verá os dados convertidos para JSON!) - Informe este link para o POE Pesquisa através da variável de URL
json
, da seguinte forma: https://poepesquisa.vercel.app/?json=https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/Notas
A planilha (ou o JSON) precisarão ter os mesmos campos presentes neste exemplo, isto é:
Título | Descrit | Tags | Ref | Link | Metatags |
---|
(Metatags ficam invisíveis, mas continuam sendo um critério para filtrar as informações)
Se desejar tirar uma cópia da planilha base, basta clicar aqui
Mais três outras planilhas podem ser úteis: uma com a relação de textos (livros, artigos, etc.) com seus respectivos links; outra com arquivos online (planilhas, docs, códigos, etc.) em que você esteja trabalhando e precisará acessar rapidamente; e uma terceira com opções para um menu superior, para acessar as funções de forma mais simples. Cada uma destas planilhas pode ser um arquivo independente, mas no exemplo preferimos colocá-las todas juntas no mesmo Google Sheets (é você quem decide como se organizar).
Estes dados também são recebidos por JSON, e o procedimento para idincá-los é o mesmo usado para indicar as anotações, só que através de variáveis de URL diferentes:
Para os textos, utilizaremos a variável textos
, utilizando o link https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/Textos
, resultando nessa URL para o POE Pesquisa:
Para os arquivos, utilizaremos a variável files
, com o o link https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/Arquivos
, resultando nessa URL para o POE Pesquisa:
Para o menu utilizaremos a variável custommenu
, com o link https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/CustomMenu
, resultando nessa URL com todas as opções para o POE Pesquisa:
Os dados dos textos, arquivos e menus precisam ter as mesmas estruturas apresentadas na planilha de exemplo.
Para textos:
ano | tipologia | titulo | link | palavras-chave |
---|
Para menus:
menu | instruct |
---|
Para arquivos:
Name | Link | Type | Service |
---|
Neste caso, Type
pode ser vazio, embed
ou self
, indicando se o link abrirá em uma nova janela, dentro do POE Pesquisa, ou no lugar do POE Pesquisa (mesma janela);
Você pode criar quantas outras colunas desejar em todas as planilhas. As colunas mínimas estando presentes, o resto que for incluído também será usado pelo mecanismo de filtragem.
Você pode transformar esse site em um aplicativo com o Google Chrome (Menu > Mais Ferramentas > Criar Atalho > ✓ Abrir como janela), incluí-lo nos seus bookmarks, ou enfim, manter isso há um click de acesso da maneira como preferir.
Você pode utilizar a mesma ferramenta para manter bases de anotações diferentes, mudando apenas a URL na variável json
, e inclusive manter bases compartilhadas com outros pesquisadores, podendo navegar nestes registros através do fuzzy search do POE Pesquisa.
O POE Pesquisa funciona exatamente como a ferramenta POE. É possível customizar sua aparência (cores, fontes, etc.), e também incluir novos plugins. Os mecanismos para fazer estas customizações estão disponíveis na documentação do POE, e as modificações são também indicadas através de variáveis (css
e plugins
) de URL.
Se desejar implementá-lo em um servidor próprio, e quiser modificar os dados default, aqui se encontram as linhas onde deverá fazer a modificação:
CSS, linha 69 do index.html
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="./dev/style.css" />
Base de Livros, linha 238 do index.html
let jsonlivros =
"https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/Textos";
Plugins, linha 297 do index.html
fetch(
"https://opensheet.elk.sh/1Kot76uXzm1cU8m-53XatRs7qfoOcAudl-crgmNNc8H8/Custom"
Base de Arquivos, linha 321 do index.html
let filesjson =
"https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/Arquivos";
Base de Anotações, linha 356 do index.html
"https://opensheet.elk.sh/1okckpGqePCElNUE8bTHaBFqMJpg8xILjBFQmdDqBAG8/Notas",