/TesteQMob

Teste de desenvolvimento para vaga C++/Qt na empresa QMob

Primary LanguageC++

Teste de desenvolvimento para vaga C++/Qt na Qmob

Teste de desenvolvimento para vaga C++/Qt na empresa Qmob, por Raphael Sauer. Ambas atividades foram desenvolvidas utilizando Ubuntu 20.04, e compiladas utilizando o CMake > 3.6.

Tarefa 1

Foi desenvolvido um método que constroi um formulário para editar um objeto do tipo Q_GADGET, desde que tal objeto esteja resgistrado no sistema de meta objetos fornecidos pelo Qt. A entrada para o código consiste em um ponteiro e o nome da classe do Q_GAGDET. O ponteiro é utilizado para que os valores descritos no formulário possam ser armazenados depois que o formulário é fechado. O nome da classe é utilizado para que se possa acessar as informações do objeto a partir do sistema meta objetos.

O formulário é construído pela iteração nas propriedades do meta objeto. Para cada propriedade, são adicionadas uma QLabel com o nome e um editor de valores conforme definidos no .pdf:

  • enum são definidos por um QComboBox que contém os nomes definidos no enum
  • float são definidos por uma QDoubleSpinBox
  • quint16 e quint8 são definidos por uma QSpinBox
  • bool são definidos por uma QCheckBox
  • struct são definidos por um QFrame que contém os tipos da struct para serem editados. Só é possível se a struct também estiver registrada no sistema de meta objetos.
  • Ponteiros são editados reproduzindo seu conteúdo n vezes, de forma similar à struct

O resultado final pode ser visto na imagem a seguir:

image

As alterações feitas no objeto são armazenadas no ponteiro enviado. Não consegui, porém, armazenar alterações que ocorrem em algum Q_GAGDET interno ao Q_GADGETprincipal. Fiz pesquisas intensivas mas ainda não encontrei uma forma de acessar o ponteiro para um Q_GADGET mais interno, para que seja possível gravar os valores e alocar memória para seus parâmetros.

Tarefa 2

Foi desenvolvida um método que adiciona objetos do tipo Player a uma tabela feita em QML. O script recebe uma QVariantList, onde elementos do tipo Player estão armazenados. Quando o componente está sendo carregado, essa lista é iterada de forma a adicionar as propriedades dos Players na tabela. O script adiciona primeiro uma ScrollView, para que a tabela seja rolável. Dentro dessa ScrollView foi adicionada uma TableView. Na TableView, aTableModel foi definida com TableModelColumn correspondentes as propriedades do Player.

O resultado final pode ser visto na imagem a seguir:

image

Meu objetivo era fazer as propriedades de forma dinâmica, porém não encotrei como acessar as informações das propriedades de um QVariant dentro do QML. Caso tivesse acesso a essas propriedades, poderia montar a tabela com o cabeçalho customizado.

Considerações finais

Agradeço a Qmob pela entrevista e pela oportunidade de concorrer a vaga. Também agradeço ao Sandro, que tirou algumas dúvidas que eu tinha a respeito da atividade.