A Olimpíada Brasileira de Informática (também conhecida somente por OBI) é uma competição de programação realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Computação.
O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.
A OBI está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis:
Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.
A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.
Quer praticar um pouco antes da prova? Nesta área você pode submeter soluções para tarefas das provas da OBI de anos anteriores e verificar se sua solução está correta. Estão disponíveis tarefas das modalidades Iniciação e Programação, de diferentes níveis de dificuldade.
As tarefas estão separadas pelo nível da prova em que foram utilizadas originalmente, e dentro de cada nível pelo ano da OBI em que foram utilizadas.
Link de acesso às atividades da OBI
- Blefe
- Bolas
- Botas trocadas
- Caçadores de mitos
- Chocolate
- Cinco
- Câmara de compensação
- Dario e Xerxes
- Figurinhas da copa
- Frequência na aula
- Notas da prova
- Piso da escola
- Postes
- Pô, que mão