Praticando python com flask criando API.
Recomendado o uso de um ambiente virtual para isolar as dependências do projeto. Você pode criar um ambiente virtual da seguinte maneira:
python3 -m venv venv
python -m venv venv
source venv/bin/activate
venv\Scripts\activate
deactivate
venv\Scripts\deactivate
pip install -r requirements.txt
python main.py
Flask:
Descrição: Framework web leve para Python. Ele é projetado para ser simples e fácil de usar, permitindo que os desenvolvedores construam aplicativos web rapidamente e com poucas linhas de código. Flask fornece funcionalidades essenciais para criar rotas, manipular solicitações HTTP, gerenciar sessões e muito mais. Para que serve: É usado para desenvolver aplicativos web, desde simples APIs até aplicativos web mais complexos.
make_response:
Descrição: Uma função do Flask que cria uma resposta HTTP personalizada. Ela permite que você construa uma resposta HTTP completa com controle sobre os cabeçalhos, status e conteúdo da resposta. Para que serve: Essa função é útil quando você precisa personalizar a resposta HTTP além do que uma função de rota típica do Flask pode fazer, permitindo mais controle sobre a resposta enviada de volta ao cliente.
jsonify:
Descrição: Função do Flask que converte um objeto Python em uma resposta JSON válida. Ele garante que o cabeçalho Content-Type seja configurado corretamente para indicar que o conteúdo é JSON. Para que serve: Usado comumente em rotas que precisam enviar dados JSON como resposta. Ele facilita a conversão de objetos Python em JSON e configura automaticamente o cabeçalho Content-Type. request:
Descrição: Objeto global no Flask que fornece acesso aos dados da solicitação HTTP. Ele contém informações sobre os parâmetros da URL, os dados do corpo da solicitação, cabeçalhos e muito mais. Para que serve: request é usado para acessar informações sobre a solicitação HTTP atual dentro de uma rota do Flask. Ele permite que você recupere dados enviados pelo cliente, como parâmetros de consulta ou dados do corpo da solicitação.