/geratab

Programa para gerar combinações de passos. Os dados são informados por meio de arquivo de entrada.

Primary LanguageC

geratab

Programa para gerar combinações de passos.

Este programa foi criado com o propósito de gerar as tabelas de roscas para o meu torno Manrod MR301 (Sieg C3), tive a necessidade de gerar novas tabelas quando quis calcular os passos em polegadas com a incorporação de uma engrenagem de 63 dentes, o que permitiria melhores aproximações conforme artigo MEW204-P31_P36-Thread-Cutting.pdf em arceurotrade.co.uk

Mas o uso do programa vai um pouco além, pois permite simular a adição de novas engrenagens à coleção e então verificar se compensa ou não.

Funciona para tornos onde os passos são calculados por:

P= K * pf ( NA / NB ) * ( NC / ND)

Onde: K é o kludge factor(*1) pf é o passo do fuso NA, NB, NC e ND é o número de dentes das engrenagens A, B, C e D, respectivamente.

Os dados são informados por meio de arquivo texto de entrada. Nesse arquivo devem ser informados os números de dentes das engrenagens disponíveis, o passo do fuso e os passos que deseja pesquisar as combinações de engrenagens. Opcionalmente podem ser informado o Kludge-Factor(*1), o valor máximo da soma de dentes das engrenagens A e B, idem para C e D *(2).

O programa funciona por linha de comando, e deve ser executado da seguinte forma:

geratab -f ArquivoDeEntrada.txt

Que gerará as tabelas em formato html conforme descrito no arquivo de entrada.

Se utilizar a opção -t conforme exemplo a seguir:

geratab -t -f ArquivoDeEntrada.txt

Será gerada uma tabela extensa com todos os passos encontrados para o conjunto de engrenagens informada.

Os arquivos de exemplo que começam com "manrod-MR301...", são os arquivos de entrada de exemplo. São uma boa fonte de consulta para entender como os dados devem ser agrupados.

Mas obedecendo as seguintes regras: 1- No arquivo de entrada não pode haver linhas em branco e nenhuma linha pode começar com espaço. 2- Caso o programa não seja o fornecido aqui no GitHub e seja compilado com outro compilador qua não o LCC-Win32 é necessário utilizar ponto no lugar de vírgula como separador decimal. 3- O programa é tosco e não verifica a correção do arquivo de entrada, assim se não respeitar a limitações aqui descritas o resultado provavelmente será incorreto.

O programa foi desenvolvido com o uso do ambiente LCC-Win32 (link: https://lcc-win32.services.net/), caso vá compilar em outro compilador que não o LCC-Win é necessário que edite o locale no código fonte, pois é esse locale que ambienta o programa para as entradas e saídas com o uso de vírgulas como separador decimal caso contrário os arquivos de entrada devem ser editados trocando as vírgulas por pontos.

Ricardo Maeda rymaedaATyahoo.com

*(1) Kludge Factor é um multiplicador utilizado quando o trem de engrenagens não é acionado diretamente pelo eixo árvore. Nos tornos BV20, por exemplo, o Kludge é de 4,5.

*(2) As somas dos números de dentes diz respeito à distância entre eixos das respectivas engrenagens, limitar o valor máximo então seria por causa do limite físico para a montagem dessas engrenagens na grade do torno. Os valores do meu torno foram encontrados num grupo Yahoo de mini tornos.