Carteira-de-investimentos

Carteira ótima de investimentos

Aluno: Maria Elisa Guerisoli Puertas

Orientador: Felipe Borges


Trabalho apresentado ao curso BI MASTER como pré-requisito para conclusão de curso e obtenção de crédito na disciplina "Projetos de Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão".

Resumo

Uma carteira de investimentos é um grupo de ativos que pertence a um investidor, pessoa física ou pessoa jurídica. Estes ativos podem ser ações, fundos, títulos públicos, debêntures, aplicações imobiliárias, entre outros. Uma boa carteira é a que satisfaz as expectativas de rentabilidade e de prazo do investidor, ponderadas pela sua tolerância ao risco. Vamos montar uma carteira de investimentos ótima, composta por fundos de renda fixa, ações e multimercados.

1. Introdução

Problema : Um investidor quer alocar recursos em fundos de investimentos de maneira que consiga a melhor rentabilidade com menor risco.

Para isto, selecionamos uma carteira ótima, a partir de dados disponíveis no mercado. Partimos de uma seleção de 97 fundos de ações, Renda fixa e multimercado.

Serão apresentados 3 cenários: 2 automáticos, variando o valor máximo a ser investido em cada fundo, e 1 manual. A diversificação é importante para equilibrar eventuais perdas.

2. Modelagem

Carteira ótima sugerida: Dado o valor a ser investido, será sugerida uma carteira balanceada, a partir da seleção de até 10 fundos de investimentos, entre fundos de ações, multimercado e renda fixa.

Variáveis: Informar o valor a ser investido

Condições para seleção da amostra de fundos: Fundos sem taxa de performance Investimento mínimo <= 5000 Cotização <= d+4

Objetivo Máxima rentabilidade com menor volatilidade - O índice sharp foi utilizado

Função objetivo: Max (Indice Sharp ponderado)

Restrições Total de fundos alocados <= 10 Fração de alocação em cada fundo >= 0

Cenário1 : Fração de alocação em cada fundo <= 0,2

Cenário2 : Fração de alocação em cada fundo <= 0,3

Cenário3 : Escolha manual

Valor alocado : 100.000

Excel | Solver

Solving Method : GRC Nonlinear

O Cálculo foi feito com valores de 2023.

3. Resultados

Cenários :

Cenário 1 : Ponderação de no máximo 20% de investimento em um mesmo fundo. A solução apresentou alguns fundos com valores muito baixos e foi aplicado um filtro para que fossem considerados apenas investimentos > 100. Para valores de investimento total mais altos, esses fundos serão automaticamente considerados.

Cenário 2: Ponderação de no máximo 30% de investimento em um mesmo fundo. A solução apresentou alguns fundos com valores muito baixos, foi aplicado um filtro para que fossem considerados apenas investimentos > 100. Para valores de investimento total mais altos, esses fundos serão automaticamente considerados.

Cenário 3: Seleção manual de fundos – Selecionei, usando filtro, os 10 fundos com maior índice sharp e estabeleci um investimento de 10% em cada fundo

Análises : • Comparação entre os 3 cenários acima • Comparação com o CDI (benchmark)

Cenário 1: Carteira automática 0.2 Carteira com investimentos em 7 fundos, 6 de RF e 1 Multimercado. O Indice Sharp da carteira ponderado ficou em 9,20. Este cenário apresentou uma boa diversificação, concentração em renda fixa e mais de 50% da carteira com liquidação D0

Cenário 2: Carteira automática 0.3 Carteira com investimentos em 7 fundos, mesmos do cenário anterior, com ponderação diferente. O Indice Sharp da carteira ponderado ficou em 11,85. Este cenário apresentou uma boa diversificação, concentração em renda fixa e mais de 50% da carteira com liquidação D0

Cenário 3: Carteira manual Carteira com investimentos em 10 fundos, 10% em cada. O Indice Sharp da carteira ponderado ficou em 5,75.

Comparação com benchmark (CDI) :

CDI - 11,79% X Rentab : 13,99

Gráficos e compartivos estão disponíveis no arquivo "BIMaster_carteira de investimentos.pdf"

4. Conclusões

O cálculo da carteira ótima foi realizado com base nos valores do índice sharp de 2023 para os fundos da amostra. As rentabilidades passadas foram apenas carregadas da base original para comparação.

Podemos observar que a rentabilidade da carteira ótima foi similar à da carteira manual.

Isto se deu, pois os valores de rentabilidade dos fundos escolhidos é muito próximo e, por isso, o fator de ponderação entre as carteiras dos cenários não fez muito diferença.

No entanto, podemos ver que a carteira do cenário 2 tem um índice sharp bem maior (11,85), representando a solução ótima em relação à rentabilidade X volatilidade, que era o que buscávamos.

Usamos como benchmark o CDI e em 2023 a carteira supera o CDI.

Carteira ótima: cenário 2


Matrícula: 212.100.380

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Curso de Pós Graduação Business Intelligence Master