Ferramenta_para_Geracao_de_Dieta_com _Maximizacao_de_Combinacoes_Possiveis_para_Refeicoes_com_Restricoes_e_Alvo_Calorico_Diario

Orientador: Felipe Borges


Trabalho apresentado ao curso BI MASTER como pré-requisito para conclusão de curso e obtenção de crédito na disciplina "Projetos de Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão".


Resumo

Com o propósito de se tentar restabelecer o peso ideal com uma dieta hipocalórica (balanceada) com base proposta no Livro “Poder sem limites”, de Tony Robbins, com algumas alterações, me deparei com algumas dificuldades na criação de refeições a dieta proposta. A dieta proposta por Tony Robbins não prioriza restrições em calorias, mas sim em combinações de alimentos que facilitam a digestão, abaixo algumas premissas que precisam ser atendidas para obtenção de resultado na dieta.

  • Alvo calórico diário estabelecido (no máximo de 2 mil p/ dia)
  • 4 refeições diárias com intervalo mínimo de 3 horas entre cada refeição.
  • Não é permitida a ingestão de líquidos durante as refeições.
  • 4 Categorias de alimentos proteínas, carboidratos, vegetais e frutas para composição da dieta.
  • Cada refeição não pode conter carboidratos e proteínas juntos.
  • Já as frutas são a única categoria permitido no lanche da tarde e não devem estar presentes nas demais refeições.
  • O café da manhã possui permissões adicionais caso a caso, com um campo próprio permitindo ou não.
  • As refeições possuem no mínimo 3 e no máximo 5 itens, com exceção para o café da manhã com somente 3 itens na sua composição.
  • Para todas as refeições é necessário que haja no mínimo 3 itens distintos.
  • Realizar a dieta por 7 dias (podendo se estender a mais tempo.)

1. Introdução

A ferramenta tem como objetivo gerar uma dieta proposta, tendo em vista a diversificação de alimentos, não sendo sempre carboidrato ou sempre proteina, somando as 4 refeições diárias não podendo ultrapassar os 2 mil kcal por dia, respeitando as restrições e podendo ter um grande resultado, com base nos produtos cadastrados via sistema (tela de cadastro de produtos), tendo uma tela de cadastro de pessoa para acompanhamento do processo, com o objetivo de calcular o IMC e assim informando o peso ideal e o necessário de peso a perder, contando com uma tela de geração de Dieta e também uma Dashboard para ser feito o acompanhamento dos resultados.

2. Modelagem

  • Foram cadastrados uma lista com 190 produtos, no sistema via tela de cadastro em PHP, indexados e com a quantidade de calorias, porções, categoria (proteínas, carboidratos, frutas ou vegetais) e se são permitidos ou não no café da manhã. Os alimentos e quantidades de calorias foram obtidas por pesquisa (https://www.chi.pt/tabela-de-calorias.htm) e (https://www.tabeladecalorias.net/).

Tela de Cadastro de Produtos em PHP.

  • Após o cadastro dos Produtos podemos gerar a dieta através da ferramenta PDI Pentaho que foi criado um algoritimo para a geração da dieta. No PDI Pentaho foi filtrado as refeições café, lanche da tarde, almoço e janta, com o Intuito de ajustar melhor os filtros para cada condição, no café da manhã filtramos apenas produtos com flag igual a 1, no Almoço/Janta utilizamos um filtro retirando esses alimentos, lanche da tarde filtramos apenas frutas, ao final o algoritimo verifica a kcal se está entre 1800 a 2000, caso não esteja ele volta e refaz, criando as refeições dia a dia, cria para 7 dias, ao ter atendido as condições, o valor máximo de kcal e gerado o ultimo dia, é gravado em uma tabela do banco, tabela tbtempdiasdieta.

  • Foi criado no Excel uma tabela para cada uma das 4 refeições diárias, com as respectivas quantidades de itens (em linhas) e com os 7 dias da semana (em coluna) isso para podermos validar o algoritmo, valido apenas entre 1800 a 2000 diaria.

Refeições diárias.

  • Abaixo de cada tabela de cada refeição, foi criada uma fórmula com o retorno binário (0 para false ou 1 para true) conforme as restrições imposta para cada caso. Ao final da Dieta verificamos o valor de caloria gerada.

  • No excel foi feita uma integração com o banco de dados onde o mesmo pega as informações dos produtos gerados no banco pelo PDI, já faz a validação conforme informado e em outra tela já mostra a Dieta gerada com o nome dos produtos e dias.

Refeições diárias.

  • Voltando ao PHP, também foi desenvolvido uma tela com integração para o PDI, executando um comando onde é chamado o PDI via CMD, que faz a chamada do PDI via .bat, assim iniciando o processo de geração de dieta pelo PHP, que ao termino é exibido uma mensagem no sistema informando o término.

  • No PHP também foi feita uma integração com o Power BI, onde foi feito uma tela no Power BI que pega os valores via banco, no PHP foi inserido esse frame do Power BI, assim tendo a visão do Dashboard dentro do sistema em PHP, como imagem abaixo.

Dashboard Power BI.

3. Resultados

Os resultados obtidos foram ótimos, cada refeição seguindo as restrições imposta pelo problema, não ultrapassando o total por refeição de 2000 kcal diario, tendo as 4 refeições diárias, seguindo as 4 Categorias de alimentos proteínas, carboidratos, vegetais e frutas para composição da dieta, gerando refeições que não combinem carboidrato x proteina, lanche da tarde somente com frutas, café da manhã sendo gerado a partir da coluna que term permissão ou não para o café da manhã, refeições possuindo 3 itens no minimo e no máximo 5 (exceto café que tem minimo de 3), e sendo realizado 7 dias. Em todos os testes foi obtido as restrições impostas, não tendo nenhuma mudança no cenário ou sendo preciso algum tipo de alteração ou modificação após a versão final.

4. Conclusões

Após a análise e testes ao longo do desenvolvimento, é fato que existe diversas possibilidades de desenvolvimento para teste deste tipo de problema, conforme o desenvolvimento da aplicação pude verificar que o problema alvo sendo o valor de 2000 kcal diária foi no que pude ter o melhor resultado, porém utilizando um calculo que podemos encontrar dentro de cada refeição um valor de 1800 entre 2000 mil kcal,sendo assim gerando uma refeição diária com itens distintos e que contém proteína ou carboidratos na mesma refeição, atendendo as restrições impostas pelo problema, tendo em vista o resultado, a dieta é para seguir os 7 dias da semana podendo se estender a mais tempo. Entendo que para obter um certo resultado é recomendável manter a dieta por no mínimo 1 mês.


Matrícula: 202.190.281

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Curso de Pós Graduação Business Intelligence Master