/E1--Vaccine-immunology

Trabalho final da disciplina Ciência e Visualização de Dados em Saúde

Primary LanguageJupyter Notebook

E1-Vaccine-immunology

Trabalho final da disciplina Ciência e Visualização de Dados em Saúde.

Projeto - Estudo da evolução da cobertura vacinal para imunização e erradicação de doenças infecciosas.

Project - Study of the evolution of the vaccine coverage for immunization and eradication infectious diseases.

Apresentação

O presente projeto foi originado no contexto das atividades da disciplina de pós-graduação Ciência e Visualização de Dados em Saúde, oferecida no primeiro semestre de 2021, na Unicamp.

Incluir nome RA e foco de especialização de cada membro do grupo. Os grupos devem ter no máximo 5 integrantes e devem contar com pelo menos um aluno da área da saúde e um aluno de área afim à Computação (Ex.: Computação, Elétrica...)
Nome RA Especialização
Bruna Mezzari Carlos 235624 Física Médica
Jean Antonio Ribeiro 265739 Computação
Kellen Natalice Vilharva 235493 Saúde
Roberto Junio de Almeida Candian 214572 Saúde
Tatiana Aparecida de Almeida 229136 Computação

Descrição Resumida do Projeto

Descrição do tema do projeto, incluindo motivação e contexto gerador.

Tema do projeto: Considerando a complexa interação do sistema imunológico com diversos patógenos, a utilização das vacinas para prevenir doenças infecciosas, representa um grande triunfo para a ciência. A imunização por meio das vacinas, permitiram redução significativa de incidência de doenças, além da erradicação de outras. O projeto visa entender como a cobertura vacinal no Brasil evoluiu ao longo das últimas décadas, e quais os efeitos dessa evolução nos níveis de controle de determinadas doenças.

Motivação: O tipo de vacina mais comum é a utilização da versão atenuada do vírus ou bactéria, sendo que os primeiros indícios na história do uso desse tipo de imunização remontam ao século 10, na China. Nesta época a aplicação se dava de forma bem diferente da que conhecemos atualmente, e somente em 1798, pela experiência do cientista Edwar Jenner, que o termo "vacina" foi criado. Através da observação de que trabalhadores rurais que já tinham sido acometidos pela varíola bovina não eram contaminados pela variante que afetava humanos, Edwar Jenner realizou um experimento inoculando o vírus em uma criança de oito anos de idade. Dessa forma, foi possível atestar experimentalmente a eficácia desse procedimento para a imunização. A partir de resultados satisfatórios consecutivos, o conceito da vacina foi reconhecido e generalizado para diversas doenças, sendo atualmente uma das principais e mais efetivas formas de imunização e prevenção de doenças no mundo.

Por meio da vacinação, a varíola, a poliomielite, o sarampo e a rubéola foram erradicadas nas últimas décadas no Brasil. Contudo, o sucesso das campanhas de vacinação pode ser uma das causas do surgimento de movimentos antivacina que podem levar a uma queda da cobertura vacinal. Adultos e possíveis idosos da geração atual, que foram devidamente vacinados durante a infância, muitas vezes não tiveram contato com a realidade dessas doenças e acabam por não perceberem a importância da imunização. Apesar da baixa incidência, doenças como o sarampo ainda apresentam riscos para a sociedade, como ficou evidente após surtos durante os anos de 2018 e 2019 no Brasil e em outros países. Além desses fatores, a pandemia do COVID-19 pode estar contribuindo para essa queda na cobertura de imunização, tendo em vista o risco de contrair o coronavírus SARS-CoV-2, pelas pessoas ficarem reclusas em casa, além de postos de vacinação com horários reduzidos ou até mesmo fechados durante o ano de 2020. Sendo assim, o país pode voltar a ser acometido por doenças imunopreveníveis que estavam controladas diante do comprometimento da cobertura vacinal. Portanto, a vacinação é um tema estratégico de extrema importância ao se tratar de saúde pública e bem estar da população, sendo uma das formas de prevenção mais seguras e eficazes para redução da incidência de doenças contagiosas além de reduzir a utilização do sistema de saúde.

Contexto gerador: Percepção da diminuição da cobertura vacinal ao longo dos últimos anos, cuja causa pode estar associada aos movimentos antivacina e à pandemia gerada pelo SARS-CoV-2.

Key words: 1. história da vacina 2. revolta da vacina 3. doenças emergentes

Vídeo do Projeto

Link para vídeo de apresentação da proposta do projeto (máximo 3 minutos).

https://youtu.be/riO6BU0K5MU

Perguntas de Pesquisa

Perguntas de pesquisa que o projeto pretende responder ou hipóteses a serem avaliadas, enunciadas de maneira objetiva e verificável.

Qual a cobertura vacinal das vacinas obrigatórias, ao longo dos anos e regiões do Brasil?

Qual a correlação entre incidência das doenças e a taxa de vacinação?

Como a pandemia do COVID-19 e movimentos antivacina podem ter afetado as taxas de imunização?

Bases de Dados

Elencar bases de dados candidatas a serem utilizadas no projeto.
Database Link
Bigdata https://bigdata.icict.fiocruz.br
DATASUS http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def
THE GLOBAL HEALTH OBSERVATORY https://www.who.int/data/gho/data/themes/immunization

Metodologia

Proposta de metodologia incluindo especificação de quais técnicas pretende-se explorar, tais como: aprendizagem de máquina, análise de redes, análise estatística, ou integração de uma ou mais técnicas. Para a primeira entrega, descreva de maneira mais genérica que tipo de abordagem seu grupo pretende realizar.

O projeto será elaborado a partir do modelo CRISP-DM. Com a utilização de dados fornecidos pelas bases de dados, a modelagem será realizada por meio de gráficos, correlação entre os dados e séries temporais. Também serão utilizadas Árvore de Decisão e Métodos de Regressão para a predição de informações, ambas utilizando a linguagem de programação Python.

Ferramentas

Ferramentas a serem utilizadas (com base na visão atual do grupo sobre o projeto).

O projeto será elaborado com auxílio de gráficos, séries temporais e da linguagem de programação Python.

Ferramenta Endereço na Web Resumo descritivo e utilização
Google Colab https://colab.research.google.com Lista de células que podem conter textos explicativos ou códigos executáveis e suas respectivas saídas.
Matplotlib https://matplotlib.org Biblioteca do Python para criação de gráficos e visualizações de dados.
Numpy https://numpy.org Biblioteca do Python orientada a operação de vetores e matrizes multidimensionais.
Pandas https://pandas.pydata.org Biblioteca do Python orientada a manipulação e análise de dados.
Python 3.8.3 https://www.python.org Linguagem de programação de propósito geral. Utilizada para a predição dos dados.

Cronograma

Proposta de cronograma. Procure estimar quantas semanas serão gastas para cada etapa do projeto.
Tarefas março abril maio junho julho
Descrição inicial do projeto X
Levantamento dos dados X X
Análise dos dados X X
Digitalização do projeto X X X
Entrega e apresentação final do projeto X