Observatório Google

O Observatório Google foi uma iniciativa do Grupo Resocie(IPOL/UnB) para o monitoramento do impacto causado por ferramentas de pesquisa (nesse caso, o Google) no direcionamento dos resultados providos aos usuários durante as eleições brasileiras de 2018

Motivação

É sabido que mecanismos de pesquisa exercem influência sobre a opinião de usuários em relação a candidatos numa eleição[1], mesmo quando os usuários sabem que estão sendo influenciados. Deste modo, é de fundamental importância que entendamos como a população de países emergentes, como Brasil e Índia, são afetadas durante o período eleitoral em relação ao uso de mecanismos de busca. Perguntas importantes surgem quando pensamos sobre questões como privacidade e direcionamento de resultados. Nesse sentido, esse trabalho consistiu no acompanhamento de diversas pesquisas feitas no Google durante o período para vários perfis simulados de usuários.

O workflow consistiu, em base, dos seguintes passos:

Code Style

A consistência do código nesse repositório ainda está sendo trabalhada, de modo que não há padronização nas linguagens utilizadas (em breve, códigos em python passarão pelo linter)

Executando esse projeto

clone esse repositório

git clone https://github.com/teogenesmoura/pesquisaGoogle.git

Para que possamos executar as buscas, precisamos de contas que possam ser autenticadas junto ao Google. Deste modo, crie um arquivo profiles.json com a seguinte formatação:

[
    {
        "login" : "seu_login_conta_1@gmail.com",
        "password" : "sua_senha"
    }, 
    {
        "login" : "seu_login_conta_2@gmail.com",
        "password": "sua_senha"
    }
]

para o número de contas que for necessário, e o coloque na raíz da pasta /automatizacao, onde também está localizado o arquivo roda_pesquisas.py


## Tech Stack
Dependente de cada parte do projeto. A automatização está feita em Python/Bash. 

## Contribuindo
Este projeto está sendo estruturado, de modo que contribuições ainda não são aceitas. 

## Referências
[1] - Epstein, R. and Robertson, R.E., 2015. The search engine manipulation effect (SEME) and its possible impact on the outcomes of elections. Proceedings of the National Academy of Sciences, 112(33), pp.E4512-E4521.

## License

This project is licensed under the MIT License - see the [LICENSE.md](LICENSE.md) file for details