/gostack-template-typeorm-upload-desafio

Challenge from Rocketseat - Read description for more information (pt_br)

Primary LanguageTypeScript

GoStack

Desafio 06: Banco de dados e upload de arquivos no Node.js

“Só deseje as coisas as quais você está disposto a lutar”!

GitHub language count Made by Rocketseat License Stargazers

Sobre o desafio   |    Como executar   |    Entrega   |    Licença

🚀 Sobre o desafio

Nesse desafio, você deve continuar desenvolvendo a aplicação de gestão de transações, treinando o que você aprendeu até agora no Node.js junto ao TypeScript, mas dessa vez incluindo o uso de banco de dados com o TypeORM e envio de arquivos com o Multer!

Essa será uma aplicação que deve armazenar transações financeiras de entrada e saída e permitir o cadastro e a listagem dessas transações, além de permitir a geração de relatórios a partir do envio de um arquivo csv.

Como executar

  1. Faça o clone do projeto na sua máquina;
  2. Na raiz do projeto, execute o comando yarn para baixar as dependências;
  3. Execute yarn test para rodar os testes;
  4. Execute yarn dev:server para rodar o projeto;
  5. Abra o Insomnia para testar as rotas transactions com os métodos POST,GET e DELETE, e testa a rota /transactions/import para importar o arquivo que está na pasta src/__tests__/import_template.csv, deixe como MultipartForm, adicione o atributo: file com o arquivo import_template.csv.

Template da aplicação

Para te ajudar nesse desafio, criamos para você um modelo que você deve utilizar como um template do Github.

O template está disponível na seguinte url: Acessar Template

Dica: Caso não saiba utilizar repositórios do Github como template, temos um guia em nosso FAQ.

Agora navegue até a pasta criada e abra no Visual Studio Code, lembre-se de executar o comando yarn no seu terminal para instalar todas as dependências.

Rotas da aplicação

Agora que você já está com o template clonado e pronto para continuar, você deve verificar os arquivos da pasta src e completar onde não possui código com o código para atingir os objetivos de cada rota.

  • POST /transactions: A rota deve receber title, value, type, e category dentro do corpo da requisição, sendo o type o tipo da transação, que deve ser income para entradas (depósitos) e outcome para saídas (retiradas). Ao cadastrar uma nova transação, ela deve ser armazenada dentro do seu banco de dados, possuindo os campos id, title, value, type, category_id, created_at, updated_at.

Dica: Para a categoria, você deve criar uma nova tabela, que terá os campos id, title, created_at, updated_at.

Dica 2: Antes de criar uma nova categoria, sempre verifique se já existe uma categoria com o mesmo título. Caso ela exista, use o id já existente no banco de dados.

{
  "id": "uuid",
  "title": "Salário",
  "value": 3000,
  "type": "income",
  "category": "Alimentação"
}

Dica: Para criar uma categoria, sempre verifique antes se a categoria já existe no banco de dados. Por exemplo, se a categoria "Alimentação" não existir no banco de dados, crie essa categoria no mesmo momento, e utilize o id criado. Caso ela já exista, utilize o id que já está presente no banco de dados.

  • GET /transactions: Essa rota deve retornar uma listagem com todas as transações que você cadastrou até agora, junto com o valor da soma de entradas, retiradas e total de crédito. Essa rota deve retornar um objeto com o formato a seguir:
{
  "transactions": [
    {
      "id": "uuid",
      "title": "Salário",
      "value": 4000,
      "type": "income",
      "category": {
        "id": "uuid",
        "title": "Salary"
      }
    },
    {
      "id": "uuid",
      "title": "Freela",
      "value": 2000,
      "type": "income",
      "category": {
        "id": "uuid",
        "title": "Others"
      }
    },
    {
      "id": "uuid",
      "title": "Pagamento da fatura",
      "value": 4000,
      "type": "outcome",
      "category": {
        "id": "uuid",
        "title": "Others"
      }
    },
    {
      "id": "uuid",
      "title": "Cadeira Gamer",
      "value": 1200,
      "type": "outcome",
      "category": {
        "id": "uuid",
        "title": "Recreation"
      }
    }
  ],
  "balance": {
    "income": 6000,
    "outcome": 5200,
    "total": 800
  }
}

Dica: Dentro de balance, o income é a soma de todos os valores das transações com type income. O outcome é a soma de todos os valores das transações com type outcome, e o total é o valor de income - outcome.

Dica 2: Para fazer a soma dos valores, você pode usar a função reduce para agrupar as transações pela propriedade type, assim você irá conseguir somar todos os valores com facilidade e obter o retorno do balance.

  • DELETE /transactions/:id: A rota deve deletar uma transação com o id presente nos parâmetros da rota;
  • POST /transactions/import: A rota deve permitir a importação de um arquivo com formato .csv contendo as mesmas informações necessárias para criação de uma transação id, title, value, type, category_id, created_at, updated_at, onde cada linha do arquivo CSV deve ser um novo registro para o banco de dados, e por fim retorne todas as transactions que foram importadas para seu banco de dados. O arquivo csv, deve seguir o seguinte modelo

Específicação dos testes

Em cada teste, tem uma breve descrição no que sua aplicação deve cumprir para que o teste passe.

Caso você tenha dúvidas quanto ao que são os testes, e como interpretá-los, dé uma olhada em nosso FAQ.

Para esse desafio, temos os seguintes testes:

⚠️ Antes de rodar os testes, crie um banco de dados com o nome "gostack_desafio06_tests" para que todos os testes possam executar corretamente ⚠️

  • should be able to create a new transaction: Para que esse teste passe, sua aplicação deve permitir que uma transação seja criada, e retorne um json com a transação criado.
  • should create tags when inserting new transactions: Para que esse teste passe, sua aplicação deve permitir que ao criar uma nova transação com uma categoria que não existe, essa seja criada e inserida no campo category_id da transação com o id que acabou de ser criado.
  • should not create tags when they already exists: Para que esse teste passe, sua aplicação deve permitir que ao criar uma nova transação com uma categoria que já existe, seja atribuído ao campo category_id da transação com o id dessa categoria existente, não permitindo a criação de categorias com o mesmo title.
  • should be able to list the transactions: Para que esse teste passe, sua aplicação deve permitir que seja retornado um array de objetos contendo todas as transações junto ao balanço de income, outcome e total das transações que foram criadas até o momento.
  • should not be able to create outcome transaction without a valid balance: Para que esse teste passe, sua aplicação não deve permitir que uma transação do tipo outcome extrapole o valor total que o usuário tem em caixa (total de income), retornando uma resposta com código HTTP 400 e uma mensagem de erro no seguinte formato: { error: string }.
  • should be able to delete a transaction: Para que esse teste passe, você deve permitir que a sua rota de delete exclua uma transação, e ao fazer a exclusão, ele retorne uma resposta vazia, com status 204.
  • should be able to import transactions: Para que esse teste passe, sua aplicação deve permitir que seja importado um arquivo csv, contendo o seguinte modelo. Com o arquivo importado, você deve permitir que seja criado no banco de dados todos os registros e categorias que estavam presentes nesse arquivo, e retornar todas as transactions que foram importadas.

📆 Entrega

Esse desafio deve ser entregue a partir da plataforma Skylab, envie o link do repositório que você fez suas alterações. Após concluir o desafio, fazer um post no Linkedin e postar o código no Github é uma boa forma de demonstrar seus conhecimentos e esforços para evoluir na sua carreira para oportunidades futuras.

📝 Licença

Esse projeto está sob a licença MIT. Veja o arquivo LICENSE para mais detalhes.


Feito com 💜 by Rocketseat 👋 Entre na nossa comunidade!