/marketing

Primary LanguageJupyter Notebook

alt text

As aplicações do Machine Learning no Marketing

O que é Machine Learning

O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é a capacidade dos computadores identificarem padrões entre um mar de dados e, a partir dessas informações, fazerem previsões com alta precisão. 

Benefícios do machine learning no marketing

Os esforços de incluir o machine learning nas estratégias de marketing valem a pena - e, no longo prazo, representam uma economia no orçamento. Conheça 4 benefícios do aprendizado de máquina, segundo o Think with Google:

Descoberta de novas audiências:

Alcançar os usuários certos ficou ainda mais difícil em um ambiente online repleto de ofertas e informações. Com o machine learning, é possível classificar e analisar as fontes de audiência ao seu site ou serviço. Assim você poderá otimizar campanhas e exibir anúncios apenas para as pessoas com maior chance de comprar o seu serviço.

Desenvolvimento de criativos personalizados:

A relevância de um anúncio é primordial para a decisão de compra do consumidor, que busca uma experiência cada vez mais personalizada. O machine learning torna uma estratégia de marketing digital mais eficaz ao combinar diferentes títulos e descrições de anúncio, criando assim um criativo exclusivo para o usuário. Ele também simplifica o processo de criação das campanhas e oferece resultados mais eficientes.

Otimização de lances em anúncios:

Os anúncios em buscadores funcionam no sistema de leilões de pesquisa. Ou seja, quem der o maior lance aparecerá em primeiro lugar nos resultados de pesquisa para uma determinada palavra-chave. Para fazer o lance perfeito, o marketing se utiliza do machine learning. Ele analisa milhões de dados para ajustar os lances em tempo real.

Mensuração dos resultados:

O machine learning analisa cliques em anúncios da rede de pesquisa para identificar qual foi o mais efetiva na tomada de decisão de compra do usuário. O algoritmo compara o percurso de cliques dos consumidores até a compra do produto ou serviço com o dos que não fecharam negócio. Assim ele identifica padrões e identifica quais são os pontos de contato mais vantajosos na jornada do cliente.

O objetivo do estudo

Prever o faturamento de uma empresa de acordo com o investimento em mídias sociais, influenciadores, TV, rádio.