/codabr19

Arquivo da palestra sobre grafos dada no Coda.BR 2019

Primary LanguageR

CodaBr19

Esse repositório contém os arquivos e scripts para a apresentação feita no Congresso Brasileiro de Jornalismo de Dados de Métodos Digitais (CodaBR) sobre grafos.

A pasta 'bases_youtube' contem bases de análise advinda do Youtube através da ferramenta Youtube Data Tools do DMI. O arquivo twitter_script.R contém um script que busca dados do twitter (em histórico e via streaming) e salva no formato adequado para visualização na ferramenta Gephi. Caso queira usar uma das bases abaixo, basta fazer downaload do dataset e abrir/copiar o script no RStudio.

A apresentação encontra-se neste link

As bases abaixo são pra teste/estudo

Análise do Youtube

Nesta pasta encontra-se arquivos no formato gdf para visualização no Gephi e que sero usados no curso.

Análise do Twitter

Nesta pasta estão as bases para análises da datasets provenientes do Twitter.

Descrição dos datasets:

AnittaIsOverParty: Anitta estsva sendo cancelada na internet por causa do seu posicionamento político e os fãs, a partir de um grande fã-clube da cantora, começaram a questioná-lá sobre esse questão que acabou envolvendo a direita e a esquerda poltica brasileira.

Bienal + Felipe Neto: O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella em um ato de censura mandou que todos os livros de temática LGBT fossem retirados da Bienal do Livro do Rio em 2019. O youtuber Felipe Neto ficou full pistola e comprou 14 mil livros de temática LGBT e distribuiu de graça no evento. (PS: Nunca falei mal do Felipe Neto rs rs)

ChuvasRJ: Os investimentos em infraestrutura no Rio de Janeiro diminuem mais a cada ano na gestão do prefeito Crivella fazendo com que qualquer chuva que caia tenha potencial de parar a cidade. A hashtag #ChuvasRJ foi usada em um desses momentos de trasntorno na cidade.

#Combatchy: Em novembro as cantoras Anitta, Lexa, MC Rebecca e Luisa Sonza lançaram a música Combatchy, durante uma festa que leva o mesmo nome. Os fãs se organizaram em torno dessa hashtag para levar streaming e dar muitos views pro quarteto.

#DitaduraNuncaMais: Em 31 de março o presidente Bolsonaro autorizou a comemoração ao golpe de 64 pelos militares do governo, diante disso a hashtag surgiu para questionar e mostrar os horreres advindo desse momento histórico.

#FelipeNeto35Milhões: O youtuber Felipe Neto bateu 35 milhoões de seguidores e para comemorar começou a apoiar com 500 reais vários pedidos de ajuda em projetos de ongs, pessoais, compra de livros, auxilio financeiro entre outros através do app picpay.

#GoldenShower: Em março o presidente Bolsonaro perguntou no twitter "O que é Golden Shower?", a inusitada duvida obviamente gerou milhares de tweets rindo da situação.

#Gugu + Barrigada: O apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente grave em sua casa, o mais rápido possível vários jornalistas brasileiros começaram a dar barrigadas sobre a sua morte, ou seja, divulgar informações sobre a sua morte sem que nada tenha sido confirmado pela assessoria do apresentador. (#RIPGugu)

#Nordeste: Nas ultimas eleições o norte/nordeste teve muito destaque pelo apoio aos candidatos de esquerda, principalmente os do PT. Em um país que elegeu Bolsonaro, esse comportamento gerou uma onda de comentários xenofóbicos durante o dia da eleições do 2 turno de 2018 e que foram capiturados pra análise.

#SeuVotoMePoeEmRisco: Antes das eleições, pessoas minorizadas foram ao twitter falar como que a eleiço do então candidato Jair Bolsonaro afetaria seu dia a dia e a sua liberdade de expressão.

#TicTacCarluxo: Puxados pela deputada Jandira Feghali, usuários se organizaram na hashtag frente aos ultimos acontecimentos envolvendo o vereador Carlos Bolsonaro no caso Marielle Franco.

#WeStandWithTaylor: Depois de uma assinatura de contrato que praticamente retirou seus direitos sobre suas próprias canções, o fs da Taylor Swift se juntaram para 'abraçar' a cantora e criticar seus produtores.