Equipamentos girantes compõem diversas máquinas nos setores industriais, independentemente do ramo de atuação da planta. Ou seja, são largamente utilizados para diversas finalidades como automóveis, braços mecânicos, robôs, esteiras, prensas e em diversos outros tipos de maquinário pesado.
Daí, quando estes equipamentos deterioram-se e não havendo o devido cuidado, as linhas de produção poderão ser repentinamente interrompidas ocasionado o ócio das cadeias de produção, redução de produtividade e lucratividade das indústrias. Aquém de atrasos de entregas, perdas de clientes e defeitos ainda graves e não previsíveis.
Efetuar a substituição de um equipamento antes da hora, ocasionará em prejuízos às margens de lucro da companhia. Mas também, deixar de realizar a manutenção dos equipamentos poderá trazer ainda mais prejuízos.
Então, ferramentas de análise para máquinas girantes poderão auxiliar na tomada de decisão, apontando falhas e estimando a vida útil restante dos equipamentos. Para que, possa ocorrer a manutenção preventiva do equipamento antes que ocorra uma falha crítica, assim minimizando os impactos na produção.
- Conectivade com a nuvem via Wi-Fi
- Dispositivo Azure IoT Hub
- Integração PowerBI
- Monitoramento de Vibração
- Monitoramento de temperatura
- Armazenamento Local
- Espectro do sinal
Algumas dependências possuem fácil instalação por meio de seus repositórios git de código aberto, e estão inclusas nesse repositório como módulos. Então é possível utilizar clonar esse módulo com os módulos incluídos a partir do comando abaixo.
git clone --recurse-submodules https://github.com/william-hazem/IIoT-Projeto-Manutencao-Preditiva-Maquinas-Girantes
- Adicione suas chaves da Azure em algum ponto em que a diretiva possa ser acessada pelo cabeçalho do
app/mqtt
- Configure os parâmetros da conexão WiFi