Escolhemos três aplicativos de serviços de música. São aplicativos para animar ou ajudar a relaxar em certos dias, podendo proporcionar uma experiencia personalizada. A estética visual é geralmente minimalista, com cores fortes, símbolos simples e capas de imagens para destacar a música e tornar a navegação acessível.
Os aplicativos de streaming de música são plataformas online que permitem aos usuários ouvirem e descobrirem músicas de diversas maneiras, como de gravadoras, artistas independentes e até mesmo playlist públicas. Esses aplicativos oferecem acesso a uma ampla variedade de músicas por meio de assinaturas mensais ou gratuitas com anúncios. Spotify, Deezer, Youtube Music, Tidal, Amazon Music são alguns dos aplicativos de escutar música mais populares do momento, que contam com limitações para o modo “GRÁTIS” como ausência de recurso para escutar faixas offline.
Os aplicativos de streaming de música são plataformas digitais que permitem aos usuários ouvir música on-line, sob demanda ou em modo aleatório. Esses serviços geralmente possuem vastas bibliotecas de músicas, curadoria de playlists e recomendações personalizadas com base nos gostos dos usuários.
-
Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming de música mais popular e usado do mundo. Ele é desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo, na Suécia. Os tipos de conteúdos variam de acordo com os planos oferecidos pela plataforma.
- Grátis:
A versão gratuita do Spotify permite ouvir música online, mas com anúncios publicitários e algumas limitações, como não poder escolher músicas específicas.
- Premium:
Já a versão premium do Spotify oferece uma experiência musical completa, sem anúncios e com a possibilidade de escolher músicas específicas e ouvir em alta qualidade.
-
Deezer é um serviço de streaming de áudio lançado em 2007. Disponível para usuários de mais de 180 países, a plataforma possui atualmente mais de 90 milhões de músicas, mais de 100 milhões de playlists e mais de 4 milhões de programas de áudio, como podcasts, em seu acervo.
- Gratis:
O conteúdo gratuito do Deezer permite aos usuários ouvir música online, mas com algumas limitações. Os usuários podem ouvir músicas em modo aleatório, não podem escolher músicas específicas e têm um limite mensal de horas de reprodução. Além disso, o conteúdo gratuito inclui anúncios publicitários entre as músicas.
- Premium:
Já o conteúdo premium do Deezer oferece uma experiência musical mais completa. Com a assinatura premium, os usuários podem ouvir música sem limitações, escolher músicas específicas e criar suas próprias playlists. Além disso, o conteúdo premium oferece uma qualidade de áudio superior, com a possibilidade de ouvir músicas em alta definição. Outra vantagem do conteúdo premium é a ausência de anúncios publicitários entre as músicas.
-
O YouTube Music também oferece dois tipos de conteúdo: o conteúdo gratuito e o conteúdo premium.
- Gratis:
O conteúdo gratuito permite aos usuários ouvir música online, mas com algumas limitações. Os usuários podem ouvir músicas em modo aleatório e com anúncios publicitários entre as músicas. Além disso, o conteúdo gratuito não permite o download de músicas para ouvir offline.
- Premium:
Já o conteúdo premium do YouTube Music oferece uma experiência musical mais completa. Com a assinatura premium, os usuários podem ouvir música sem limitações, escolher músicas específicas, criar suas próprias playlists e fazer o download de músicas para ouvir offline. Além disso, o conteúdo premium oferece uma qualidade de áudio superior, com a possibilidade de ouvir músicas em alta definição. Outra vantagem do conteúdo premium é a ausência de anúncios publicitários entre as músicas.
- Todos possuem preços variados para planos de assinatura premium.
- Possuem recursos adicionais, como o Spotify e o Deezer que diferente do Youtube Music apresenta Podcasts como parte do catálogo, Youtube Music que oferece uma integração com o Youtube para assistir a vídeos de música e o Deezer que possue a possibilidade de escutar rádio ao vivo.
- Alguns catálogos de música podem não aparecer entre os serviços, com alguns tendo mais ênfase em determinados gêneros musicais.
- A qualidade do áudio pode ser diferente entre os serviços.
- Todos tem um layout de tela inicial diferente. O Spotify e o Deezer apresentam uma lista de recomendações personalizadas e pessoais, enquanto o Youtube Music apenas apresenta artistas e listas com base nos seus interesses pessoais.
- Todos possuem uma barra de pesquisa, explorar e uma biblicoteca que oferece acesso mais rápido ao conteúdo dos aplicativos.
- Os aplicativos permite que os usúarios entrem em tela cheia durante a reprodução de músicas, o que pode ser útil para informações adicionais como a letra e a capa do álbum.
- Apresentam listas de reproduções recomendadas, playlists personalizadas e populares no público.
- Todos têm opções de assinatura paga para acesso sem anúncios, download das músicas para ouvir offline e outras vantagens do premium.
- Nos botões: "Home", "Pesquisa" e "Biblioteca" do Spotify se ve um imageButton, é usado para exibir um botão normal com uma imagem personalizada em um botão. Em palavras simples podemos dizer, ImageButton é um botão com uma imagem que pode ser pressionada ou clicada pelos usuários. Essa mesma barra é usada em todos os outros aplicativos listados.
- É possível ver que é usado diversos imagebuttons nessa imagem, além disso tem também um Text “Good morning” acima de todos. O Text possibiliza ser alterado no XML para ter tamanhos, cores, alinhamentos e estilos diferentes.
- A barra de pesquisa do Spotify e de todos os outros aplicativos possuem um elemento denominado "Text Plain" que participa da categoria dos Text Fields. Nesse tipo de elemento o usuário pode digitar tanto com letras como numéros no campo de pesquisa.
- O Deezer possui um layout parecido ao do Spotify tendo como diferença imageButtons sem um text abaixo.
- É visto que tem diferentes image's dentro desse grid layout podendo ter a interação do usuario. Grid Layout é um metodo para organizar elementos de uma maneira responsiva e simples, isso pode ser personalizado de maneiras diferentes para diversas propostas.
- A logo do Youtube Music no topo da página é criada a partir de um icon onde não há interação, assim como o icone de perfil do usuário seguido com dois text's de diferentes tamanhos.
Também há alguns buttons acima com opções que levam para uma transição de página.
Tanto o acesso offline quanto online de todos esses serviços dependem do plano "premium". Com a assinatura paga, é possível fazer o download de músicas para ouvir sem conexão com a internet.
No modo online do plano gratuito, todos os aplicativos mencionados exigem que o usuário esteja conectado à internet para ouvir as músicas. No entanto, o Deezer oferece um sistema de rádio online que permite aos usuários ouvir estações do rádio mesmo sem conexão à internet.
Em resumo, os aplicativos mencionados oferecem recursos offline, mas é necessário pagar pelo plano premium para ter acesso a esses recursos. No plano gratuito, é necessário estar conectado à internet para ouvir as músicas.