/datavis

Material for data visualization course.

Primary LanguageJupyter NotebookGNU General Public License v3.0GPL-3.0

Trilha 1: Titanic

Proposta:

Mostrar que é possível ordenar os passageiros por risco de vida com base no acidente ocorrido com o navio de passageiros britânico RMS Titanic, no dia 15 de abril de 1912. Deve-se utilizar apenas recursos baseados em gráficos (comuns na visualização de dados).

Fundo conceitual:

Poucos dias após o acidente ocorrido com o navio de passageiros britânico RMS Titanic, no dia 15 de abril de 1912, um novo navio de mesmo modelo fará uma viagem com mesmo local de partida e mesmo local de destino. Uma seguradora foi contratada para oferecer um seguro individual para os passageiros. Um consultor dessa seguradora solicitou a algumas startups de ciência de dados que descobrissem quais são os principais fatores entre os que sobreviveram e os que não sobreviveram.

Base de dados:


Trilha 2: E-mail marketing

Contexto

Introdução:

Uma montadora de veículos possui duas linhas de carros, uma popular e outra de luxo. O gerente de marketing tem como plano fazer uma envio massivo de mensagens eletrônicas (E-mail marketing) divulgando essas linhas de carros. Objetivando maior assertividade e menor custo, o gerente conclui que seria interessante divulgar a linha de luxo para o público que recebe mais de $50k/ano e a linha popular para quem recebe menos. Ao verificar sua base de dados de clientes descobre que não possui o quanto cada um recebe por ano, todavia possui diversas outras informações compatíveis com a base de dados disponível do censo do ano passado (1994) do US Census Bureau. Não há garantia de que sejam as mesmas pessoas, mas os campos (colunas) são os mesmos.

Considerando que cada mensagem deve divulgar apenas uma linha de carros, o orçamento para envio ainda precisa de aprovação, que um indivíduo pode receber apenas uma mensagens, o acesso a base de clientes é restrito e a limitação de grupos de envio é de até 2, o gerente precisa saber como gerar os dois agrupamentos para que a relação entre acertos (divulgação da linha de carros certa para o indivíduo com renda anual de acordo) e envios seja alta.

Proposta:

O gerente solicita (a diversas startups de ciência de dados) que, com base no censo do ano passado, quais filtros devem ser usados para cada grupo, com até 2 grupos, de tal forma que a divulgação das linhas de carros tenha maior acerto com menos envios.

Gerente (público alvo):

Recém formado tecnólogo em marketing pela UniRitter

Referências:


Trilha 3: Inadimplência no Cartão de Crédito.

Introdução:

Com a maior popularização dos produtos como serviço (as a service), a automatização de crédito não ficaria de fora dessa. Com efeito, temos a modalidade de crédito como serviço (credit as a service), a qual fornece ao cliente um crédito de forma automatizada (sem intervenção humana). Nisso, abre-se um problema: como oferecer à financeira um nível de segurança adequado para o sistema automatizado de aprovação de crédito (segurança quanto ao risco de inadimplência)?

No contexto apresentado, um gerente de uma financeira solicita a uma consultoria em ciência de dados uma forma de atribuir uma pontuação de risco de inadimplência de acordo, apenas, com o sexo, com o nível educacional, com o status matrimonial e com a idade. Tal forma poderá ser usada no sistema autônomo de crédito.

Dados:

Default Payments of Credit Card Clients in Taiwan from 2005

Arquivo: UCI_Credit_Card.csv (~2,8 MB).

Referências:

Default of credit card clients Data Set.


Trilha Final: Análise de serviço de suporte.

Um time de suporte possui 3 níveis de especialidade, e cada qual com seu grau de eficiência. Nos últimos dias houve um incremento significativo de clientes e de chamados. Você é um candidato à vaga de cientista de dados e lhe foi solicitada uma avaliação do histórico do suporte oferecendo insights nos quais serão tomadas ações para melhorar o atendimento dado pelo time de suporte.

Entrega: gerar insights sobre o histórico, como, por exemplo: quando um técnico de nível 1 era promovido, a demanda diminuía; um técnico de nível 3 é mais barato que 3 de nível 1 etc.

Público-alvo: diretor de TI (aka Cliente).

Alguns pontos interessantes:

    1. O Cliente não acredita que vale a pena ter mais de um nível 3 de forma permanente, houve um momento em que tivemos dois ao mesmo tempo, mas era temporário apenas para substituição. Será que com uma boa argumentação, não é possível fazer o Cliente mudar de ideia?
    1. Todos os casos de saída de técnicos ocorreram por pedido do próprio técnico.
    1. Até o momento, o limite de level 1 é de 8, do level 2 é 6 e do level 3 é 1. Vale a pena mudar esses limites? O Cliente acredita que não, mas você consegue fazê-lo mudar de ideia?
    1. O Cliente espera insights especificamente lógicos com base nos dados, podendo considerar todos dados disponíveis.
    1. Não há técnicos de nível 2 ou 3 contratados, a única forma de consegui-los é promovendo os de nível menor.

Dados:

    1. Disponíveis em trilha_final3.csv.
    1. Os dados foram gerados por meio de uma simulação Gerador-Destruidor (simulando um negócio genérico como o de chamados no atendimento de suporte). Confiram o notebook Jupyter: Trilha_Final_Simulador.ipynb.
    1. São as colunas:
  • qtd_D: quantidade de chamados em atendimento não finalizados no mesmo dia.
  • qtd_G: quantidade de chamados abertos ainda não atendidos.
  • qtd_dia: quantidade de chamados abertos no dia.
  • n_L1: quantidade de técnicos de nível 1.
  • n_L2: quantidade de técnicos de nível 2.
  • n_L3: quantidade de técnicos de nível 3.
  • des_dia_1: quantidade chamados fechados pelos técnicos de nível 1.
  • des_dia_2: quantidade chamados fechados pelos técnicos de nível 2.
  • des_dia_3: quantidade chamados fechados pelos técnicos de nível 3.
  • n_Geradores: quantidade de clientes.
  • custo_dia: custo total no dia.
  • renda_dia: renda no dia.
  • data: data.
    1. Alguns parâmetros adicionais:
  • Custo diário do técnico de nível 1: '3000/20'
  • Custo diário do técnico de nível 2: '4000/20'
  • Custo diário do técnico de nível 3: '5500/20'
  • Custo para subir do nível 1 para o nível 2: '3000'
  • Custo para subir do nível 2 para o nível 3: '7000'
    1. No valor renda_dia já é considerado o desconto de os outros custos da empresa, portanto ele pode ser considerado integralmente para custear o serviço de suporte. Todavia, uma proposta enxuta, que evite a explosão de chamados e acrescente o menor custo possível, é desejada.