Este projeto é o resultado da minha participação no 7 Days of Code da Alura, edição React. O "7 Days of Code" é uma oportunidade de praticar alguma tecnologia, por meio de desafios diários e incrementais que são enviados por e-mail.
Nesse desafio de React, o objetivo foi desenvolver a página inicial do e-commerce da empresa fictícia "Casa Verde", que vende plantas decorativas. O objetivo foi explorar diferentes tecnologias e bibliotecas com o React, criando componentes, utilizando styled-components para estilização, gerenciando estados com hooks e atuando nas interações do usuário com filtros e ordenadores. Os detalhes sobre cada dia podem ser vistos na seção Desenvolvimento
O site foi hospedado na Vercel e pode ser visto online neste link: https://casa-verde-gold.vercel.app/. Infelizmente, ele não está responsivo, então é melhor visualizado em telas com uma largura de pelo menos 1024px.
Se desejar rodá-lo localmente e modificá-lo, siga as instruções abaixo:
Após clonar/baixar o projeto, abra um terminal, navegue até a pasta do projeto e rode o seguinte comando para instalar todas as dependências necessárias
npm install
Após isso, você pode rodar a aplicação em modo de desenvolvimento com o seguinte comando:
npm start
A aplicação irá rodar no endereço http://localhost:3000.
O projeto foi desenvolvido em React com TypeScript, e foi criado com o Create React App, utilizando Node.js (versão v16.15.1) e npm (versão 8.11.0).
No primeiro dia, a tarefa foi estudar o Figma do projeto e criar os componentes necessários para as seções de "Menu" e "Newsletter". A seção de "Newsletter" inclui um formulário simples para se digitar o e-mail e clicar em um botão de assinatura da newsletter.
Criei dois componentens principais: <Menu />
e <AssinaturaNewsletter />
e mais alguns componentes que fiz, tendo em vista seu reúso em outras seções do site:
-
<Link />
: esse componente renderiza um link e um separador (opcional) e foi criado para se chegar ao mesmo efeito do menu de links do Figma; -
<Heading />
: muitas seções do site são formadas por um título principal e um sub-título posicionado acima dele, cada com um fonte e estilos diferentes, como pode ser visto na imagem abaixo. Criei esse componente<Heading />
para poder aplicá-lo nessas diferentes seções. O título e o subtítulo são enviados via props, além de uma propsize
(opcional), utilizada para aumentar ou diminuir o tamanho do título principal;
O desafio foi utilizar a biblioteca styled-components para aplicar uma solução "CSS-in-JS" na estilização do projeto.
A instalação da biblioteca pode ser feita por meio do comando:
npm install styled-components
É necessário também instalar o pacote para a tipagem de styled-components:
npm install --save-dev @types/styled-components
Apliquei o styled-components aos componentes por meio da criação de um arquivo styled.tsx
na pasta de cada componente. Decidi por essa abordagem para deixar mais separada a estrutura do componente em si de sua estilização. Seguirei dessa forma na criação dos próximos componentes.
Este dia foi dedicado a utilizar o hook useState
para melhorar a experiência do usuário com o formulário de assinatura da Newsletter. Foi proposto que o botão de assinatura fique desabilitado caso o campo de e-mail esteja em branco ou não tenha um e-mail válido.
Para isso, criei dois estados: active
, para lidar com a validação do campo, e email
, para armazenar o valor do e-mail. A validação é feita pelo próprio HTML, que disponibiliza um objeto ValidityState
com uma propriedade valid
informando se o input está ou não válido. Essa propriedade é utilizada pelo estado active
para habilitar/desabilitar o botão.
Aqui foi possível ver a vantagem do uso de styled-components, em que pude passar o estado active
como uma prop ao botão e assim alterar seu estilo dinamicamente.
O gif abaixo mostra como fica a interação com o campo e input e o botão:
Este não foi um bom dia...
O desafio proposto foi enviar de fato uma mensagem de boas-vindas ao e-mail da pessoa. Como sugestão, foi recomendada a utilização da API do SendGrid. Esta API requer uma key de autenticação para seu uso. Para tratar essa key como uma variável de ambiente, sem manter essa informação sigilosa no código, foi utilizado o pacote dotenv.
O dotenv já vem instalado pelo Create React App. Para utilizar variáveis de ambiente, basta criar um arquivo .env
e colocar suas variáveis neste arquivo. No entanto, para funcionar, as variáveis devem começar com REACT_APP_
. Exemplo:
REACT_APP_SENDGRID_API_KEY='sua_chave_secreta_aqui'
O motivo de este não ter sido um bom dia foi que não consegui utilizar o SendGrid. Recebi diversos erros de problema com o pacote e na configuracão ao utilizá-lo no React.
O provável motivo dos erros foi por estar tentando utilizar a API em um projeto de front-end, sendo que a recomendação é que o envio de e-mails seja feito no lado do servidor (back-end). Os códigos de exemplo da documentação, inclusive, são feitos em Node.js, para serem usados em um projeto de back-end.
Por conta disso, e por eu ainda não ter conhecimentos em back-end, pulei a atividade do dia 4. Mesmo assim, valeu a pena por obter conhecimento nestas duas tecnologias, especialmente no dotenv, que pode ser muito útil em futuros projetos.
Evoluindo a aplicação, o desafio do dia 05 foi se comunicar com uma API para preencher a seção de ofertas do site. Esta seção deve mostrar diversos produtos do site como se fosse uma galeria, sendo que produtos com estoque zerado não devem ser exibidos.
Par simular uma API, foi disponibilizado um arquivo Gist com um JSON. Esse Gist, no entanto, estava ruim e incompleto: ele possuía somente 3 produtos e nenhuma informação sobre estoque. Por esse motivo, criei outro GIST com mais itens, dados de estoque e imagens.
A comunicação com a API foi feita utilizando a Fetch API. Deixei o código separado em outro arquivo (utils/api.ts
), para separar as responsabilidades de cada código.
Criei os componentes <Ofertas />
e <Card />
, para montar a seção de ofertas, bem como uma interface interfaces/Product.ts
para tipar os dados retornados pela API (um array de objetos).
Continuando na seção de ofertas, foram solicitadas algumas alterações: ela agora deveria mostrar todos os produtos da loja e oferecer opções para filtrar produtos a partir de uma faixa de preço, bem como poder ordená-los por nome ou preço.
A ordenação é feita em um elemento de select e o filtro por meio de um formulário contendo um input (tipo number
) e um botão, como pode ser visto na imagem abaixo:
Os dois campos, ordenação e filtro, são controlados por variáveis de estados, que eu utilizo como sendo as dependências de um hook useEffect
. Dessa forma, quando um desses campos é alterado, eu aplico o filtro e a ordenação para que a galeria de produtos seja renderizada de acordo.
Para evitar ter que fazer uma nova chamada à API quando o filtro é removido, repliquei a lista retornada pela API em uma segunda variável de estado. Assim, o tratamento de filtro e ordenação é feito em uma lista, que recebe os dados originais da outra lista quando o filtro é limpo. Não sinto que seja a solução ideal e acho que isso poderia ser melhorado...
Para o último dia, o desafio foi colocar a aplicação no ar e compartilhá-la com o mundo. Fiz o deploy do projeto na Vercel, e o site está disponível online no link: https://casa-verde-gold.vercel.app/. Deixo mais abaixo uma screenshot com o resultado final.
Também dediquei o dia a preencher este Readme.
Até o próximo desafio! 🚀