/desafios-bootcamp-TQI-DIO

Repositório para os desafios propostos no Bootcamp TQI | DIO

Primary LanguageJava

Desafios de Projeto - Bootcamp TQI | DIO 💯

Este é o repositório com os Desafios de Projetos que foram propostos como parte do Bootcamp promovido pela DIO e patrocinado pela TQI.

Como entregar o projeto?

Deve ser enviada a URL do repositório onde está o projeto.

No caso desse desafio: https://github.com/zingarelli/desafios-bootcamp-TQI-DIO

Desafio Git/GitHub

O primeiro desafio foi criar este repositório no GitHub :)

Os próximos desafios serão adicionados a este repositório, cada um em uma pasta separada.

Desafio HTML/CSS

Link para a página criada: https://desafios-bootcamp-tqi-dio.vercel.app

Primeiramente, foram seguidos alguns tutoriais utilizando HTML e CSS para trabalhar com transitions e animations, criando efeitos diferentes que serão utilizados no desafio em si. Os tutoriais estão na pasta "tutoriais".

O desafio foi criar uma página pessoal, com links para as redes sociais/contato, utilizando o que foi aprendido nos tutoriais e também criando Media Queries para deixar a página responsiva para diferentes tamanhos de telas.

Desafio JavaScript

Link para o jogo criado: https://bootcamp-tqi-dio-javascript.vercel.app

O desafio foi criar um jogo da memória utilizando somente HTML, CSS e JavaScript. O jogo completo foi feito passo a passo pela instrutora, e depois personalizado por mim com uma temática de One Piece, em um tabuleiro 4 x 5 com 20 cartas. Além disso, adicionei um painel lateral com um placar mostrando dinamicamente a quantidade de tentativas feitas pelo jogador/jogadora e o melhor placar dentre todos os jogos. Adicionei também um botão de "New Game" para o jogador/jogadora poder jogar novamente quantas vezes quiser e tentar bater o melhor placar (o qual é zerado somente quando a página é recarregada).

A instrutora nos desafios de HTML/CSS e JavaScript foi a Gabriela Pinheiro, que manja muito de Front-End! 👍

Desafio React

Link para a página criada: https://desafios-bootcamp-tqi-dio-ivory.vercel.app

O desafio consistiu em criar uma aplicação em React que consome dados da API do GitHub por meio da busca por um usuário. Com estes dados, é criada uma página personalizada do usuário, com algumas informações de perfil e duas abas mostrando os repositórios criados pelo usuário e os repositórios que ele/ela marcou com Star.

O instrutor neste desafio foi o Matheus Benites, que criou uma playlist completa com o passo a passo da criação do projeto.

Desafios Java

Os últimos desafios do bootcamp estão relacionados à linguagem Java.

Orientação a Objetos

Neste primeiro desafio Java foi criada uma aplicação simulando um banco digital, com cadastro de clientes, contas bancárias e realização de transações bancárias, de modo a consolidar os conceitos de Orientação a Objetos (abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo).

O instrutor neste desafio foi o Venilton FalvoJr, Tech Lead da DIO.

Padrões de Projetos (Design Patterns)

O segundo desafio Java consistiu em implementar três design patterns: Singleton, Strategy e Facade. A implementação foi feita utilizando Java puro, codificando cada padrão, e também utilizando o Spring Framework de Java.

O instrutor neste desafio foi novamente o Venilton FalvoJr, Tech Lead da DIO.

Testes Unitários

O último desafio consistiu em consolidar os conhecimentos de Testes Unitários (e também um pouco de TDD) em um projeto Java de uma API REST. Para isso, é utilizado o Postman para testar as chamadas à API, bem como JUnit e Hamcrest para os testes unitários. Foi utilizado também o Mockito, para mockar alguns comportamentos de resposta da API.

O instrutor neste último desafio do bootcamp foi o Rodrigo Peleias.

Agradecimentos

Muito obrigado à DIO por fornecer a plataforma e as dezenas de cursos, à TQI, que patrocinou este bootcamp, e em especial, um agradecimento a todos os instrutores e instrutoras nos cursos, desafios e lives de mentoria.

Esta foi minha primeira experiência em um bootcamp e eu pude aprender muito sobre todas as trilhas necessárias para se tornar um desenvolvedor FullStack. Foi tudo muito proveitoso, porém confesso que é uma carga alta de informação a ser assimilada em pouco tempo. Agora irei continuar os estudos em cada área de front e backend, até ter a confiança e conhecimento necessários para me reconhecer como um verdadeiro desenvolvedor FullStack.